domingo, 3 de julho de 2011

(Texto, achado em 1684, Baltimore, E.U.A.)


Qualquer que seja a religião que a ti tenham ensinado,
qualquer que seja o modo como te tenham educado
e qualquer que seja a maneira como tenhas
compreendido teus mestres, nesses níveis compreenderás
assimilarás esta mensagem. Não basta crer nessa
mensagem - é preciso  vivenciá-la. A essência da
religião universal consiste na paz e na verdade,
impregnadas do amor e da bondade
para com todas as criaturas da Terra. O momento é
chegado de manifestar essa essência na vida pessoal.
É preciso começares por ti mesmo e tua vida interior.
Queres reformar o mundo? Reforma-te primeiro, meu
amigo! A mensagem daquele que não se reformou
nunca inspira reforma. O amor está no cerne de toda
religião e a virtude, que é o amor em ação, é a realização
cabal da religião. Não ames tão somente a família e
os amigos, pois limitar o amor é negá-lo. Busca a paz
interior e a divina inspiração, persiste nessas coisas,
nem um só instante a ela renuncies. Com tua fé e
tuas ações, aperfeiçoas tua vida e ajudas a aperfeiçoar
a vida dos outros. Que responsabilidade! Em ti encontra
o espírito seu agente parceiro. Conforme disto estejas
consciente, nessa medida serás enriquecido, terás uma
revelação mais profunda do que teus sonhos, os
mais sublimes. Despontará a nova era em que nos
aperceberemos da unidade de tudo. As diferenças
entre as religiões desaparecerão, aquilo que de bom
elas encerram será reunido e se tornará o fim comum
da humanidade. Conscientiza-te de que a escolha
é tua. Escolhe o amor, de preferência ao ódio;
a doçura, de preferência à violência; a santidade,
de preferência ao mal. Ousa crer que é chegado o reino
do amor e da paz. Estejas preparado, sê virtuoso em
toda ação. A virtude abre todas as portas e para além
dessas portas encontra-se o amor. Que a divina
inspiração se apodere de toda a tua vida,cumulando-a
de recompensas, pelas realizações cotidianas, dos
tesouros de uma existência consciente e  da Luz
Eterna do paraísoalcançado!

(Autor Desconhecido)

quinta-feira, 3 de março de 2011

Seguir em frente e ser feliz


Ultimamente tudo que eu penso ou faço leva a essa direção.
Seguir em frente e ser feliz, mas como?
Depois de tanto tempo acostumada a estar no mundo da lua, perdida por ai em algum lugar.
Depois de tanto sofrer por alguém que não se importa.
Depois de tanto mentir para mim mesma de que tudo estava bem, de sorrir para os outros e mostrar algo que eu não estava sentindo. (não digo que não tive diversos momentos felizes nesse tempo..isso tive sim mas não quer dizer que eu realmente seja feliz).
Depois de tanto me calar... hoje eu ganho voz. Hoje tenho coragem pra desabafar. As coisas podem estar aparentemente bem, mas algo dentro de mim não está.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
(Cury)


*-*

domingo, 6 de fevereiro de 2011

A corrente...

Ele pensa que poderia ser mais feliz do lado dela...

Eu penso que ele poderia ser mais feliz se estivesse do meu lado....

E alguém também deve estar pensando que eu poderia ser mais feliz se estivesse do seu lado.


(Assim segue a corrente dos infelizes que não conseguem enxergar um outro alguém.)

*-*

Uma vez...

Uma vez, eu li uma frase de Shakespeare que dizia o seguinte: “O que interessa não é à noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado.”.
 Então, quando fui escrever o que eu diria hoje não conseguia parar de pensar em sonhos. 
Algumas vezes os sonhos são tão agradáveis, outras vezes são tão difíceis que dão ate vontade de desistir. Porém descobri que o importante não é dificuldade encontrada pelo caminho e sim o que você faz para superá-la. E é essa a enorme diferença entre os homens. São as atitudes tomadas em diversas situações.
Quanta coisa que eu já vivi na vida?! Quantos sonhos eu já tive?! Quantos eu realizei?! E quantos eu tenho agora?! Os sonhos são assim, estão sempre em transformação.
Fiquei pensando quantas coisas aprendemos ao longo do caminho e como viver é estar em constante aprendizagem.
Nós vivemos grandes momentos, alguns muito felizes outros nem tanto, mas todos sem duvida alguma nos trouxeram alguma aprendizagem.
Pensei também que nos momentos mais importantes da minha vida eu sempre estava com alguém. Que diversas pessoas já dividiram comigo suas histórias (que agora são as nossas histórias) e pensando bem sem elas essas histórias não teriam muita graça.
Pensei nos sonhos que todas as pessoas têm, e que aposto que assim como eu um dia já acharam que eles eram difíceis, requeriam muito esforço, muita paciência e dedicação.
 Lembrei também que nenhuma conquista por mais individual que pareça realmente é de mérito de apenas uma pessoa, pois muitas são as pessoas por de trás de um individuo, uma vez que nem tudo é possível fazer sozinho (sem apoio). São por esses e outros motivos que eu queria agradecer hoje a todos vocês que me ajudaram em diversos momentos e de diversas formas, sinceramente muito obrigada. 

*-*

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

BIG BROTHER BRASIL


(Luiz Fernando Veríssimo)
Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...A décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil,... encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos, na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE...
Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.
Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.

Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?

São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros: profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..

Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.

Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada, meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.

E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.

Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.